O QUE É ARQUITETURA ?

Projeto de Arquitetura com anotações a lápis.

Projeto de Arquitetura

PORQUE ELA É IMPORTANTE , EM CASA , RESIDÊNCIA , CONDOMÍNIO , ESCRITÓRIO OU NA INDÚSTRIA.

A definição de Arquitetura segundo o dicionários Houass  é :

´´ Arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas , visando também à determinada intenção plástica .“

 

Mais do que organizar . A Arquitetura é responsável pela determinação dos aspectos necessários para  criar ambientes de forma técnica atendendo as necessidades de cada ambiente.  Levando em consideração os aspectos estéticos, físicos, energéticos e sociais.

PORQUE SE PREOCUPAR COM O PROJETO DE ARQUITETURA ?

Um erro muito comum é pensar que a Arquitetura só se preocupa com as questões estéticas. Mas a concepção do espaço também implica nos estudo do terreno. A correta indicação dos materiais. O dimensionamento dos espaços. Um complexo numero de fatores que juntos ao termino do processo de construção fazem local seja ele uma residencia , um escritório ou industrial o espaço ideal para a atividade pretendida.

Ocupar um espaço mal projetada é como calçar um sapato apertado. Em algum momento esse incomodo vai gerar algum tipo de problema.

“Não seria exagero dizer que a arquitetura é capaz de estragar ou melhorar a vida afetiva ou profissional de alguém. ” (Allan de Bottom)

Um bom projeto de arquitetura atende não só as necessidades estéticas decorativas  e imateriais dos ocupantes como também resolve problemas práticos de uma construção ou reforma. Abrindo o leque de opções construtivas , materiais e acabamentos. Impactando não só nos custos mas na vida util e utilização dos ambientes.

“Um dos maiores desafios é provar que a arquitetura é uma mais valia- e não um custo extra. ”  ( Alejandro Aravena)

Tecnicamente um bom projeto pode economizar os custos da obra com a especificações de novos materiais.  Estudos de implantação e terraplanagem no terreno. Estudos para melhor disposição solar e economia na utilização do ar condicionado entre outros.

A ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA

Hoje vivemos um período de grandes mudanças climáticas , com temperaturas extremas , tempestades e chuvas intensas , correntes de vento cada vez mais intensas.

A proteção ao meio ambiente é uma necessidade , não somente na obra ou no inicio dos trabalhos mas também na fase inicial do projeto utilizando as técnicas bioclimáticas corretas para cada região .

Uma decisão simples de projeto muitas vezes pode ser determinante para o controle de temperatura , ventilação ou luminosidade.

As escolhas dos materiais , a melhor implantação, (levado em consideração a insolação , ventos e temperatura). Utilização de paisagismo para contribuir com anteparo da insolação  e ventos. Todas essas são propostas de projeto que devem ser pensadas e analisadas na fase inicial.

Por isso é imprescindível o levantamento exato das condições do terreno e também o conhecimento das características bioclimáticas da área.

Muito parecida com  Sustentável a Bioclimática vai além , pois se preocupa com a funcionalidade e o rendimento da obra.

Com o desenvolvimento de espaços mais naturais , em acordo com o bioclima de sua região.

A arquitetura Bioclimática adéqua o projeto a região.

A Arquitetura Sustentável muitas vezes se utiliza de técnicas importadas implantando um edifício que não com conversam com a região.

O INICIO CERTO DE SUA OBRA

Como já vimos o inicio de um projeto é uma das fases mais importantes.  E nessa etapa que ocorrem as definições de todos os parâmetros importantes que resultam em uma construção bem definida . Sem erros e sem problemas construtivos . Patologias que podem acompanhar uma obra mão pensada , projetada ou construída.

 

Por isso estamos aptos a trabalhar em todas as regiões do estado de São Paulo , Barueri , Osasco , Sorocaba , Itupeva , Jundiaí ,  Indaiatuba , Campinas , Itapevi , São Roque , Atibaia , Carapicuíba , Mauá . E também em outros estados , Rio de Janeiro , Tocantis , Porto Alegre , Minas Gerais e outras localidades.